Top 5 - Assassinatos da gramática



Sim, isso será constrangedor para mim, mas reservei os cinco momentos menos piores de erros que eu já cometi.
Vale a pena dizer que não vou contar dos erros de pessoas próximas a mim, então se você me conhece pessoalmente, não se preocupe.
Provavelmente, se você me acompanha no meu outro blog (Lola Carvalho), onde eu escrevo fanfictions, você poderá encontrar outros erros que cometo. Sempre que eu releio minhas coisas, acho quinhentas mil melhores maneiras de dizer aquilo que eu queria.
E antes que você desista de ler este post (sim, eu estou adiando o máximo possível), segue abaixo a lista das vergonhas que já passei em ordem decrescente (não vale rir):

5- Concerto: Sabe aqueles bilhetinhos que deixamos nos post-its cor de rosa na tela do computador (ou coisa parecida)? Eu fiz a besteira de escrever “Passos para concertar a internet”.
Na hora eu nem notei, mas quando minha mãe viu (uma pessoa que já leu o Código Da Vinci em vinte e quatro horas) quase teve um ataque do coração cinco vezes.
A palavra concerto não está errada, desde escrita no contexto certo. Concerto com “c” refere-se a concerto musical, enquanto conserto com “s” refere-se a consertar algo que quebrou. Logo, eu deveria ter escrito “Passos para consertar a internet”.
            4-  Abilitação – Quando eu escrevi esta pérola eu ainda era criança, em um daqueles cadernos que a gente só usa para rabiscar. Anos depois eu achei esse caderno e minha alma doeu profundamente ao ler essa gafe.
Graças a Deus eu aprendi (antes de achar o caderno) que habilitação se escrever com “h”.
            3- Afilhado e enteado – Por muita burrice eu usei a palavra “afilhado” enquanto o que eu queria dizer era “enteado”. Essa associação errada eu fiz em um capítulo de uma fanfic do Mentalista (nunca vou dizer em qual foi) e quem me alertou da minha confusão foi uma das minhas leitoras (essa é a hora que vocês podem começar a ter vergonha alheia).
           2-  Licensa – Eu nem precisaria dizer nada, porque já é constrangedor o bastante ter escrito isso, então vou apenas dizer que se escreve com “ç”. Licença.
            1-  Ontém Não é com acento e eu não faço ideia do porquê que eu escrevi isso.

Bem... Agora que vocês já sabem dos assassinatos mais cruéis que eu já cometi com o português, quero ouvir de vocês:

Qual é o erro de português que vocês mais ouvem ou cometem no dia a dia?


Beijos ;)


2 comentários:

  1. Ruim mesmo é quando você está conversando com seu chefe e ele solta um "preciso ESMAGRECER" ou "BASSOURA/BARRER". Para garantir o salário a gente dá uma risadinha amarela e volta ao trabalho. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Meu Deus do céu.
      Bassoura/Barrer nem doeu tanto... Mas ESMAGRECER. Jesus!
      #Oremos hahahahaha Aliás, oremos MUITO, porque está difícil, viu... hahahahahaha.

      Obrigada pelo comentário :D
      Vamos combater o assassinato da gramática

      Excluir