Vícios de linguagem - Redundância



"Alô, amor? Estou aqui na porta da faculdade que vou prestar vestibular. Meu dia está sendo péssimo, você não sabe o que aconteceu! Fui comprar um lanche, quando estava vindo para cá, e duas pessoas entraram na minha frente... E, pior, ambos os dois demoraram uns quinze minutos para pedir, acredita nisso? E se não bastasse, o dia amanheceu super frio e eu esqueci meu casaco em casa, junto com meu estojo. Tive que comprar caneta, lápis e borracha para poder fazer a prova.
Ah, abriram o portão, preciso entrar dentro da faculdade e subir lá em cima, no andar que fui colocada. Depois nos falamos, beijos!"

Bem vindos de volta ao É com acento.
No post de hoje, falaremos sobre vícios de linguagem que fazem nossa comunicação ser redundante e como vocês puderam ver no texto acima, eles estão por toda a parte.
Quantas redundâncias você encontrou?
Se você respondeu "seis", parabéns, você acertou!
Caso você não tenha encontrado todas, tente encontrá-las antes de prosseguir com a leitura deste post.
Os vícios de linguagem estão presentes em quase todos os momentos do nosso dia. Quando vamos à padaria e pedimos para a atendente "Me dá dez pães", ou quando conversamos com amigos e dizemos "Precisamos voltar novamente à tal lugar".
Por mais que você tenha um português corretíssimo, certas coisas passam despercebidas.
Um dos vícios que eu mais cometo, é só fui analisar a redundância enquanto me preparava para escrever sobre esse assunto aqui no É com acento, é o "Amanhecer o dia", afinal é impossível amanhecer pela tarde ou pela noite.
Outro vício que talvez eu nunca descobriria se não lesse é o "junto com", já que ambas as palavras possuem o mesmo significado. Seria melhor escrever "junto ao".
Quanto ao "entrar para dentro" "subir lá em cima" "descer lá embaixo" é algo menos usado, já que a redundância é nitidamente reconhecível.
O sexto erro, que na verdade é o primeiro que aparece no texto, é algo que eu já usei enquanto gastava meu vocabulário, com o objetivo de "falar bonito", que é o "ambos os dois". Se são "ambos" o uso de "os dois" em seguida torna-se desnecessário, uma vez que significam a mesma coisa.
"Voltar novamente" é uma redundância que não aparece no texto, porém como mencionei acima, é um vício que me pega desprevenida algumas vezes.
A palavra "voltar" já indica a repetição, pois não há como voltar a algum lugar para o qual nunca se foi, logo, "voltar novamente" é uma expressão redundante.

Você conhece outros vícios de linguagem redundantes?
Então deixe seu comentário e ajude a combater o assassinato da gramática.

Até semana que vem.
Beijos ;)

2 comentários:

  1. Vou sair pra fora hahahha.
    Gostei muito do post. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar! É muito bom saber que você gostou :)
      (desculpe a demora em responder)
      Até mais :D

      Excluir