O queijo polêmico

" - Promoção, promoção! - gritava o vendedor - Quem souber me dizer como se escreve "muçarela" da forma certa, ganha 1 kg do queijo toda semana, durante um mês!
 - Eu sei, eu sei! - exclamou um menino animado
 - Então diga...
 - M-U-Ç-A-R-E-L-A - soletrou 
 - Ih... Esse aí não sabe de nada - gritou outro freguês - o certo é M-U-S-S-A-R-E-L-A.
 - Na verdade, ele está certo. Muçarela se escreve com "ç""

Depois de (quase) duas longas semanas, finalmente, posso dizer: Sejam bem vindos novamente ao É com acento.
E como puderam ver, o tema de hoje é MUITO polêmico.
São pouquíssimas as pessoas que sabem que muçarela se escreve com "ç". Afinal, todos nós, seja no mercado ou padaria, encontramos a palavra escrita assim: MUSSARELA.
Eu mesma já corrigi muita gente, e ouvi muito a seguinte exclamação "Aff... Claro que não!"
Mas, afinal... Por que se escreve com "ç"?
Porque a palavra é de origem italiana "mozzarela", e quando ela é traduzida para o português, os dois "z" se transformam em "ç".
A confusão é tão grande que até o google acha que muçarela se escreve com dois "s". Vejam só:


Quanto tempo será que falta para passarmos a escrever "muçarela" certo?

Não muito, eu espero.

Aproveitando o tema, quero desafiar vocês a irem até a padaria ou mercado mais perto, tirar uma foto de como eles escrevem "muçarela", e postar no facebook com a hashtag #ÉComÇ.

Até semana que vem,
Vamos combater o assassinato da gramática!

Beijos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário